Estreia das câmaras nos árbitros e ‘tablets’ para as equipas técnicas são algumas das inovações
A FIFA revelou este sábado as tecnologias que serão usadas no próximo Mundial de Clubes, que se realiza de 15 de junho a 13 de julho nos Estados Unidos. Simplificar operações e melhorar a transparência são os principais objetivos destas inovações, que incluem a estreia das câmaras nos árbitros e tablets.
O Conselho da International Football Association Board (IFAB) aprovou a utilização de câmaras corporais nos árbitros, cujas imagens serão posteriormente exibidas nos ecrãs dos estádios — esta nova forma de documentar os jogos também chegará aos telespectadores.
A emissora global do Mundial de Clubes usará as imagens como parte da sua transmissão ao vivo dos jogos durante o torneio, com o intuito de melhorar a experiência de quem assiste aos jogos na televisão e online.
No estádio, por sua vez, os espectadores terão acesso às imagens do monitor onde são revistos lances por indicação do VAR — as mesmas serão exibidas nos ecrãs dos recintos desportivos. Além de melhorar a experiência dos adeptos, a tecnologia é vista como uma oportunidade de melhor compreender as decisões da arbitragem.
A inteligência artificial será utilizada pelos organizadores para a recolha automática de dados em tempo real, enquanto os tablets irão facilitar o processo de substituições: cada equipa técnica receberá um dispositivo antes do jogo, sendo o mesmo utilizado para gerir os pedidos de troca de jogadores. A FIFA espera que, ao substituir as interações manuais, todo o processo seja mais eficiente e rápido.
Leave a Reply