Shai Gilgeous-Alexander voltou a ser a grande figura da formação de Oklahoma que regressa às Finais, 13 anos depois da última presença
Os Oklahoma City Thunder estão de volta às Finais da NBA. Na madrugada desta quinta-feira, a equipa, liderada por um inspirado Shai Gilgeous-Alexander, venceu de forma contundente os Minnesota Timberwolves, por 124-94, no Paycom Center, fechando a série das Finais da Conferência Oeste em 4-1. Este é o quinto apuramento para as finais na história da franquia, que agora aguarda o desfecho da Conferência Este, onde os Indiana Pacers lideram por 3-1 frente aos New York Knicks, para conhecerem o adversário na série decisiva.

Impulsionado por um ambiente efervescente em casa, os Thunder entraram intensos em campo, dominando completamente o primeiro quarto (26-9), com Shai Gilgeous-Alexander – o MVP da época regular – a assumir desde cedo o protagonismo, somando 12 pontos no parcial inicial.
O domínio absoluto prosseguiu no segundo quarto, com Chet Holmgren e Jalen Williams a juntarem-se à festa ofensiva, permitindo aos Thunder chegar ao intervalo com uma vantagem esmagadora de 65-32.
Com o resultado praticamente decidido, a formação de Oklahoma tirou o pé do acelerador no terceiro quarto, o que permitiu aos Timberwolves, com Julius Randle e Anthony Edwards em destaque, reduzirem ligeiramente a desvantagem. Ainda assim, os homens da casa voltaram a acelerar nos minutos finais do período, encerrando-o com um confortável 88-62.
No último quarto, com a vitória praticamente garantida, os Thunder limitaram-se a gerir o ritmo. Luguentz Dort levou o marcador aos três dígitos com um triplo que colocou o resultado em 101-69. Com vários titulares poupados nos minutos finais, o resultado final fixou-se em 124-94, num triunfo sem contestação.
Shai Gilgeous-Alexander terminou como o melhor marcador da partida, com 34 pontos, e foi distinguido com o troféu Magic Johnson, atribuído ao MVP das finais da Conferência Oeste. Também em destaque estiveram Chet Holmgren (22 pontos), Jalen Williams (19) e Luguentz Dort (12). Do lado dos Timberwolves, Julius Randle foi o mais eficaz, com 24 pontos, seguido de Anthony Edwards, com 19.
Com a presença nas FInais garantida, os Thunder terão agora de quebrar um tabu incómodo: nas quatro finais da NBA em que participaram anteriormente (1978, 1979, 1996 e 2012), três das quais ainda como Seattle SuperSonics, a equipa nunca conseguiu conquistar o título.
Leave a Reply